quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sebastião da Silva e Valdir Teles


(Sebastião da Silva, Roberta Clarissa e Valdir Teles)


Quando você começa a entrar no universo da cantoria de viola, o caminho mais certo de chegar é a paixão pela arte dos repentistas. E fazer de improviso é fabuloso. A arte da cantoria é ainda mais impressionante porque consegue, de improviso, se encaixar em tantas regras para construção do verso.
Levar o som da viola nordestina pelas ondas do rádio é uma maneira também de criar uma memória fonográfica que antes, no passado, era impossível de se construir, e que apesar da gravação ser o avesso da arte feita na hora, porque é gravada, abre a oportunidade de se ter sucessos dentro da produção poética da cantoria. Tantos versos se perderam pelo ar, feitos de improviso ao rebento da inspiração, agora os cantadores têm facilidades de gravar, alguns prezando pela qualidade e outros nem tanto. Os trabalhos gravados pelos cantadores se tornam sucesso no programa Voz do Sertão, e são exigidos pelos ouvintes que participam através de telefonemas. Alguns sem saber qual o tema ou o mote, cantam algumas estrofes ao telefone e querem ouvir inúmeras vezes durante a programação.
O tema "Casa Velha" em sextilhas é um exemplo(em algumas gravações era intitulada " Lembranças da minha Terra"). Feita pela dupla Sebastião da Silva e Valdir Teles é uma das faixas mais pedidas pelos ouvintes. Fala sobre a dor e a saudade de se retornar ao lugar onde cresceu e que tudo ali está diferente. É um tema recorrente porque fala de saudade e este sentimento está sempre presente. O poeta potiguar Zé Cardoso disse com o mesmo tema:
*
"Fui visitar o sertão
que nasci e me criei
achei tudo diferente
por três minutos pensei
ao invés de cantar alegre
senti saudade e chorei."
*
Há ouvintes que ligam emocionados porque se transportam para as imagens que os cantadores desenham, ou porque a voz do cantador é também a voz de quem está no pé do rádio cheio de lembranças no peito. É por isso e muito mais que a cantoria nunca vai virar moda, porque moda passa. Você pode escutar as sextilhas, é só acessar a janela no lado direito da tela.

2 comentários:

  1. Great! Moc hezke! George&Aileen www.tauchmans.cz.gp

    ResponderExcluir
  2. Já visitei o sertão
    Fiquei mui maravilhado !
    Só fiz uma visita,
    Melhor não ter visitado;
    Depois que te visitei,
    Me deixastes apaixonado.

    ResponderExcluir